alltype - fundo claro

Turismo de isolamento: para onde viajar pós pandemia do coronavírus

O turismo de isolamento é uma tendência de viagem nesse período de pandemia de coronavírus. Confira opções de hospedagem para ficar isolado
O turismo de isolamento é uma tendência de viagem nesse período de pandemia de coronavírus. Confira opções de hospedagem para ficar isolado
turismo de isolamento

O turismo de isolamento vem despontando como uma tendência de viagem nesse período de pandemia de coronavírus. Sem termos uma vacina ainda desenvolvida e distribuída, é preciso seguir com cuidados – tanto com a nossa saúde quanto com a dos outros.

E é por isso que essa ideia de turismo de isolamento vem se desenvolvendo. Em vez de ir para um tradicional destino turístico, onde haverá várias pessoas e você pode acabar colocando tanto elas quanto você em risco, esse estilo de turismo propõe se isolar na natureza e não ter contato com outros seres humanos. Ou, pelo menos, o mínimo possível.

Confira também todas as dicas no vídeo do Arruma Essa Mala 👇

O que é turismo de isolamento

Pense só. Nas viagens ‘tradicionais’, normalmente acabamos encontrando e cruzando com outras pessoas nos passeios turísticos, nos centrinhos, nos museus, nas trilhas. Além dos restaurantes, bares, supermercados e lojinhas.

Já nesse formato de turismo de isolamento, a proposta é alugar um imóvel – seja uma casa, um apartamento, um chalé, ou variáveis – e ficar lá apenas você e sua família. De preferência, que sejam apenas as pessoas com quem você já mora a fim de evitar possíveis contágios.

Em resumo, quanto mais distante e isolado, melhor.

Algumas pessoas classificam dentro do turismo de isolamento algumas pousadas de casas ou condomínios de chalés, por exemplo. O Arruma Essa Mala acredita que essa não é a melhor forma de se praticar esse tipo de viagem, uma vez que você acaba não estando tão separado assim de outras pessoas.

Até porque muitos dessas hospedagens acabam tendo áreas comuns, seja uma churrasqueira, um jardim, uma piscina ou mesmo um lounge de café da manhã.

Como praticar o turismo de isolamento

Como disse, a proposta desse tipo de viagem é sair de casa e respirar novos ares. São meses em que estamos em casa em quarentena, eventualmente estressados com trabalho, com a imprevisibilidade do futuro, com os estudos dos filhos, enfim…

Sendo assim, não se trata de uma viagem simplesmente para “turistar”. Visitar pontos turísticos não é o objetivo. E, sim, dar um descanso para a mente e conservar a nossa saúde mental.

Para evitar de se levar a doença para uma cidade sem tanta estrutura de saúde e contaminar novas pessoas (além de nós mesmos nos contaminarmos), o Arruma Essa Mala recomenda as seguintes atitudes ao se planejar o turismo de isolamento.

Confira as dicas para o turismo de isolamento:

  • planeje a sua viagem, preferencialmente, dentro do seu próprio estado. Distâncias menores evitam paradas no meio do caminho e eventuais contatos com outras pessoas.
  • faça a sua viagem de carro. Evite ao máximo ainda nesse momento da pandemia a ida para aeroportos e rodoviárias, onde haverá, inevitavelmente, contato com outras pessoas.
  • se possível, faça um teste de covid-19 antes de pegar a estrada. Dessa forma você terá mais garantias de que não está levando a doença para a cidade onde está indo.
  • leve a sua própria comida e faça as suas refeições no imóvel que alugar. Assim, novamente, você evita de ter contato com outras pessoas.
  • e não se esqueça: sempre que precisar sair, use máscara o tempo todo. Leve álcool gel para higienizar as mãos e as lave sempre que necessário.

Além disso, não deixe de conferir se a cidade em questão que você pretende viajar está ainda com algum tipo de restrição para entrada de não-moradores. Algumas cidades brasileiras vetaram esse ingresso e estão começando a reabrir (sob determinadas condições) somente agora. Portanto não corra o risco de planejar tudo e dar de cara na porta.

turismo de isolamento brasil
Uma das melhores formas de se praticar o turismo de isolamento é no campo (Foto: Pixabay)

Turismo de isolamento: para onde viajar na pandemia do coronavírus

Dito isso, o Arruma Essa Mala pesquisou algumas hospedagens para onde viajar na pandemia do coronavírus no Brasil.

Alguns critérios foram utilizados para escolher essas hospedagens em prol de outras.

Primeiramente o compromisso de todos os imóveis citados abaixo em declarar as medidas de saúde e de segurança que estão adotando. Assim, fica mais fácil de cobrar o cumprimento dessas.

A segunda diz respeito ao isolamento de verdade. Todos os locais citados neste post ficam distantes de possíveis outras residências. Nenhuma das hospedagens desse post fica em condomínio ou em pousada. Assim, a chance de você ter contato com outra pessoa fica reduzida ao mínimo.

O terceiro critério foi a avaliação de todos os viajantes que já foram para esses locais. A nota mínima é 8. Dessa forma vocês sabem que estão escolhendo um bom lugar e que cumpre o que anuncia.

Por fim, busquei por locais em todos os estados brasileiros. Mas, em alguns, não haviam hospedagens que atendessem a todos os critérios acima.

Sendo assim, seguem as recomendações do Arruma Essa Mala para você poder viajar e fazer o turismo de isolamento durante a pandemia.

Hospedagens no Rio de Janeiro

A serra do Rio de Janeiro é o lugar perfeito para viajar e ficar isolado na natureza para praticar o turismo de isolamento. No litoral, algumas cidades bem turísticas oferecem também hospedagens fora do burburinho dos grandes centros, como Angra dos Reis e Paraty.

Confira as melhores opções no Rio de Janeiro:

  • Chalé da Manga Larga (Itaipava): a casa de 85m² conta com dois quartos e acomoda até quatro pessoas. Conta com churrasqueira, rede e uma varanda com vista linda para as montanhas de Itaipava.
  • Casa de Campo Fazenda Inglesa (Petrópolis): essa casa de 300 m² e quatro quartos é perfeita para uma família grande. Afinal, cabem até 10 pessoas na hospedagem. Além de cozinha toda equipada, forno de pizza e adega de vinhos, também tem piscina privativa.
  • Penedo Chalé-LOFT (Penedo): equipada com uma cama de casal e um sofá-cama, esse loft no meio da floresta recebe até três hóspedes. É um lugarzinho menor, mas igualmente aconchegante para se ficar em contato com a natureza.
  • Chalés Paraty Real (Paraty): esse chalé oferece varanda com vista para a floresta, além de cozinha totalmente equipada e até banheira de hidromassagem. Acomoda duas pessoas.
  • Cactus Chalé (Lumiar): o chalé possui piscina privativa e cozinha totalmente equipada. Além disso, na própria propriedade há trilhas que levam a rios e a cachoeiras, sendo mais uma oportunidade de realizar o turismo de isolamento na natureza.
Chalé da Manga Larga, em Itaipava (Foto: Divulgação)

Casa de Campo Fazenda Inglesa, em Petrópolis (Foto: Divulgação)

Casa Paraíso em Angra dos Reis (Foto: Divulgação)

Hospedagens em Minas Gerais

Minas Gerais também conta com ótimas opções de hospedagens em meio ao mato. A dica é fugir das cidades mais turísticas do estado, como Ouro Preto, Tiradentes, Brumadinho, Capitólio, etc, e partir para o interior menos conhecido.

Confira as melhores opções em Minas Gerais:

  • Sítio Mutandis (Itamonte): essa casa de dois andares é perfeita para o turismo de isolamento, já que fica totalmente no meio da floresta. O imóvel tem um quarto com cama de casal. E, na propriedade, é possível fazer trilhas até poços e cachoeiras.
  • Refúgio nas Montanhas (Rio Acima): em estilo rústico, essa casa tem 200 m² e quatro quartos. Dessa forma, pode receber até 10 pessoas (sendo duas crianças). Além disso, também há churrasqueira e, na propriedade, trilhas que levam até cachoeiras.
Sítio Mutandis, em Itamonte (Foto: Divulgação)

Refúgio nas Montanhas, em Rio Acima (Foto: Divulgação)

Hospedagens em Santa Catarina

Urubici é a cidade com mais opções de hospedagens para o turismo de isolamento em Santa Catarina. Esse pequeno município de pouco mais de 10 mil habitantes fica na região serrana. Além disso, conta com uma marca histórica. Por lá, se registrou a temperatura mais baixa do país até então: −17,8 °C. Isso foi em 1996!

Confira as melhores opções em Santa Catarina:

  • Chalé Estância Cachoeira do Avencal (Urubici): esse chalé acomoda até quatro pessoas – sendo uma criança. O imóvel tem teto solar, banheira de hidromassagem e lareira. Além disso, a construção toda em madeira dá um charme especial.
  • Casa da Montanha (Urubici): essa casa de dois quartos recebe até cinco pessoas. É totalmente isolada e possui vista para o lago.
  • Cabana Leão Baio (Urubici): o grande diferencial dessa cabana é o deck de madeira externo à cabana em que é possível sentar e apreciar a natureza ao redor. Pode receber até quatro hóspedes – sendo uma criança.
Chalé Estância Cachoeira do Avencal, em Urubici (Foto: Divulgação)

Cabana Leão Baio, em Urubici (Foto: Divulgação)

Cabana Monte, em Urubici (Foto: Divulgação)

Hospedagens no Rio Grande do Sul

As melhores hospedagens no Rio Grande do Sul para se ter contato com a natureza ficam na serra e próximo à divisa com Santa Catarina. Alguns dos municípios são Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, São Francisco de Paula, etc.

Gramado, Canela e Nova Petrópolis, embora também fiquem na serra, não recomendo neste post por serem cidades altamente turísticas. E muito provavelmente terão bastante gente.

Confira as melhores opções no Rio Grande do Sul:

  • Casa na montanha – Villa Montegrappa (Caxias do Sul): além de uma arquitetura que mescla modernismo e rústico, o grande diferencial dessa casa é o enorme deck de madeira com vista para a natureza. Também está incluso na diária um café da manhã a la carte servido em separado na hospedagem.
  • Cabana em São Francisco de Paula (São Francisco de Paula): a arquitetura da cabana é uma graça! Toda em madeira e decorada em estilo rústico, além de ter um fogão à lenha e lareira. Conta com apenas um quarto, mas um sofá-cama na sala pode ampliar a estadia para até quatro hóspedes.
Bangalôs Refúgio do Vale, em Santa Maria do Erval (Foto: Divulgação)

Casa de Temporada Estrada da Serra Velha, em São Francisco de Paula (Foto: Divulgação)

Vila Montegrappa, em Caxias do Sul (Foto: Divulgação)

Hospedagens no Mato Grosso do Sul

A maior parte das hospedagens de natureza no Mato Grosso do Sul ficam próximas a Bonito, uma das cidades mais turísticas do estado. No entanto, tratam-se de pousadas, hotéis ou condomínios de chalés, com áreas públicas e em que pode ocorrer contato com outras pessoas.

Sendo assim, confira as melhores opções no Mato Grosso do Sul:

  • Casa da Baía (Barranco Alto): que tal um cantinho do Pantanal só para você? É isso que essa residência oferece. Com dois quartos, pode receber até 5 hóspedes. Além disso, tem um vasto jardim e até um açude privativo.
  • Ninho do Canarinho (Campo Grande): essa casa com um vasto jardim é um refúgio de tranquilidade no meio da capital do Mato Grosso do Sul. A casa é toda equipada com utensílios de cozinha e lazer e acomoda até duas pessoas.
Casa da Baía, em Barranco Alto (Foto: Divulgação)

Ninho do Canarinho, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Hospedagens no Pará

Nada melhor do que literalmente uma floresta para se isolar nesse período de pandemia, não é? Pois é esse o estilo da hospedagem localizada no Pará que atende aos requisitos/critérios apresentados neste post.

Confira as melhores opções no Pará:

  • Casa da Árvore (Alter do Chão): essa hospedagem é um verdadeiro sonho! Uma enorme casa na árvore em meio à Floresta Amazônica. Pode receber até 8 pessoas e tem 200 m² rodeados de muito verde. Há mosquiteiro nas camas para proteger.
Casa da Árvore, em Alter do Chão (Foto: Divulgação)

Hospedagens em São Paulo

As hospedagens para turismo de isolamento no estado de São Paulo servem tanto para esse período de coronavírus que estamos vivendo, quanto também para depois. Afinal, são espaços calmos e silenciosos – excelentes para fugir do caos da cidade grande.

Confira as melhores opções em São Paulo:

  • Chácara Brotas San Diego (Brotas): esse enorme casarão pode receber até 15 hóspedes e tem 365 m²! Ou seja, espaço de sobra para curtir o seu isolamento social. Dentre as comodidades, há piscina, churrasqueira, redes e mesa de sinuca.
  • Casa Privativa Veloso (Ilhabela): essa casa de três quartos acomoda até 6 pessoas e fica em frente à Praia do Veloso, em um ponto mais alto. Se recoste nas espreguiçadeiras, faça um churrasco e curta a vista do deck.
  • Casa na Serra da Cantareira (Mairiporã): um dos principais diferenciais dessa hospedagem é que a sala de estar e lazer é totalmente envidraçada. Assim é possível admirar toda a beleza da natureza ao redor.
Chácara Brotas San Diego, em Brotas (Foto: Divulgação)

Casa Privativa Veloso, em Ilhabela (Foto: Divulgação)

Casa na Serra da Cantareira, em Mairiporã (Foto: Divulgação)

Hospedagens em Goiás

Alto Paraíso De Goiás é o município-sede para quem vai conhecer a Chapada dos Veadeiros. No entanto, enquanto o parque segue fechado em virtude do coronavírus, as hospedagens de temporada na cidade são ótimas opções para o turismo de isolamento.

Confira as melhores opções em Goiás:

  • Refúgio Tao Cerrado (Alto Paraíso de Goiás): essa hospedagem fica em uma antiga fazenda e, portanto, em uma área rural. Inclui todas as comodidades, como cozinha, TV, varanda e churrasqueira. Além disso, pode receber até 5 pessoas.
Chácara estilo Fazenda, em Caldas Novas (Foto: Divulgação)

Refúgio Tao Cerrado, em Alto Paraíso de Goiás (Foto: Divulgação)

Hospedagens na Bahia

É quase um consenso que o litoral da Bahia é um dos mais incríveis do país, não é? Então, como não poderia ser diferente, muitas das hospedagens estão localizadas próximas à praia. Mesmo que a maioria dos imóveis faça parte de pousadas e condomínios, ainda é possível encontrar cantinhos isolados por lá.

Dessa forma, confira as melhores opções na Bahia:

  • Casa BEE Trancoso (Trancoso): essa casinha super aconchegante é toda projetada em madeira e rodeada por árvores e plantas. Como resultado acomoda até 4 hóspedes (sendo duas crianças e dois adultos).
  • Linda casa em Itacaré Bahia (Itacaré): essa casa de dois andares conta com piscina privativa e acomoda até 6 hóspedes. Também há banheira de hidromassagem, além de ser totalmente rodeada por área verde.
  • Morada dos Elfos (Vale do Capão): localizada próximo de Lençóis e da Chapada Diamantina, essa construção de 140 m² tem vista para a vegetação nativa e montanhas. Com dois quartos, pode receber até seis hóspedes (sendo duas crianças).
turismo de isolamento na bahia
Casa BEE, em Trancoso (Foto: Divulgação)

turismo de isolamento na bahia
Bangalô Alto do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (Foto: Divulgação)

turismo de isolamento na bahia
Casa de dois andares em Itacaré (Foto: Divulgação)

Hospedagens no Ceará

Fugindo um pouco dos destinos mais turísticos do estado, como Jericoacoara e Canoa Quebrada – além de Fortaleza -, o jeito para praticar o turismo de isolamento no Ceará é ir para o interior. O Arruma Essa Mala encontrou algumas hospedagens bem legais em cidades pouco conhecidas.

  • Sitio Alto da Montanha (Pacoti): essa enorme hospedagem de 250 m² pode receber até 10 hóspedes por vez, já que conta com quatro quartos. Além disso, é toda equipada com utensílios de cozinha, banheira de hidromassagem e piscina.
  • Casa do Gringo (Trairi): se você tem família grande, esse imóvel é perfeito para você. Acomoda até 9 hóspedes por vez divididos em quatro quartos. Com mais de 600 m², tem uma vasta área externa, área de lazer e piscina.
  • Chalet Schönenberg (Guaramiranga): essa casa de temporada com dois andares, terraço e enorme jardim pode receber até 12 pessoas. Além disso, é equipada com mesa de sinuca, redes, churrasqueira e parquinho infantil.
turismo de isolamento no ceará
Sítio Alto da Montanha, em Pacoti (Foto: Divulgação)

turismo de isolamento no ceará
Casa do Gringo, em Trairi (Foto: Divulgação)

turismo de isolamento no ceará
Chalet Schönenberg, em Guaramiranga (Foto: Divulgação)

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

5 comentários em “Turismo de isolamento: para onde viajar pós pandemia do coronavírus”

    • Oi, Diogo! Que bom que gostou do post ☺️ espero que você consiga aproveitar alguma das sugestões de hospedagens para uma viagem desse tipo 🙂 um abraço!

      Responder

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: