alltype - fundo claro

O que fazer no Peru: 10 lugares incríveis para conhecer

Confira 10 lugares incríveis para se conhecer no Peru e saiba o que fazer por lá! Existem zonas arqueológicas, oásis, deserto, montanhas, etc
Confira 10 lugares incríveis para se conhecer no Peru e saiba o que fazer por lá! Existem zonas arqueológicas, oásis, deserto, montanhas, etc
o que fazer no peru

Não sabe o que fazer no Peru? Ao planejar uma viagem para lá, pensa apenas em Machu Picchu? Há muito mais o que se fazer por lá! A começar pela capital Lima, que é incrível e muitas vezes desprezada pelos turistas que vão direto para a região dos incas.

Por isso, neste post, vou te mostrar 10 lugares maravilhosos para se conhecer no Peru. Eles vão desde a um oásis no meio do deserto a uma montanha toda colorida, a linhas misteriosas e também zonas arqueológicas cheias de história.

Ficou curioso para saber mais sobre nosso companheiro sul-americano? Então confira abaixo algumas das cidades e locais mais incríveis do Peru!


O que fazer no Peru: Lima

Vamos começar pela capital Lima, que normalmente é a porta de entrada no país. Além do centro histórico, onde se concentram as principais construções da cidade, Lima também tem praia, mirante, shopping famoso, museus, parques e muito mais.

Sendo assim, não deixe de visitar o Larcomar, o Parque del Amor, o bosque El Olivar, o Museu de Arte Contemporânea, fora caminhar pelos bairros de Miraflores e Barranco.

lima peru

Quantos dias em Lima

Recomendo ficar pelo menos 3 dias inteiros em Lima. No entanto, caso queira explorar mais locais, como as zonas arqueológicas que existem na cidade, pode ficar 4 dias tranquilamente. Também há vários museus para se visitar e bares para curtir a viagem com calma!

O que fazer em Lima, no Peru, em 3 dias? Guia completo pela capital peruana

plaza de armas lima peru

Onde ficar em Lima

Lima conta com excelentes opções de hospedagem. Os melhores bairros para se ficar são Miraflores, San Isidro e Barranco. No centro histórico, você fica perto de tudo e é uma boa alternativa caso vá ficar menos tempo na cidade e for focar nas atrações turísticas mais clássicas.

Sendo assim, aposte nas seguintes hospedagens em Lima: Swissotel Lima (em San Isidro), Courtyard by Marriott (Miraflores), Selina (Miraflores), Best Western Plus Urban Larco Hotel (Miraflores), Sheraton Lima Hotel & Convention Center (centro histórico) e Hotel Diamond Lima (centro histórico).

Todos contam com centenas de avaliações de hóspedes de todo o mundo e contam com pontuação acima de 8,5 – o que é considerado de muito bom a ótimo.

sheraton lima hotel

Passagem aérea para Lima

A melhor forma de se chegar até o Peru – e também a mais barata – é via Lima, a capital do país. A partir de lá, você pode pegar ônibus ou voos internos pelo país até outros destinos desta lista.

A plataforma que o Arruma Essa Mala recomenda para encontrar os melhores preços de passagens aéreas é o Vai de Promo, que é parceiro do blog. Ele faz uma pesquisa entre todas as companhias aéreas e te apresenta os voos disponíveis. Assim, você consegue comparar e pagar o melhor valor! Além disso, também conta com várias promoções de até 35% de desconto.


O que fazer no Peru: Paracas

A três horas e meia de distância de Lima, também no litoral, fica Paracas. A cidade em si é bem simples e não tem muita coisa para se fazer, mas é de lá que partem dois passeios impressionantes: para as Islas Ballestas e para a Reserva Nacional de Paracas.

Na primeira, você realiza um passeio de barco para avistar, basicamente, a vida selvagem que lá habita. Além dos inúmeros pássaros, as Islas Ballestas também são casa de pinguins, leões marinhos e até golfinhos e baleias. Foi um dos lugares mais legais que conheci no Peru!

Aproveite e garanta também o seu passeio pelas Islas Ballestas CLICANDO AQUI!

Já a Reserva Nacional de Paracas é um visual único, mesclando deserto e oceano. Também é casa de mais de 1,8 mil espécies de plantas e animais, como flamingos, pinguins, pelicanos, além de leões marinhos, focas, tartarugas e golfinhos. Importante ressaltar que ambas são áreas de proteção ambiental.

o que fazer no peru islas ballestas

Quantos dias em Paracas

O passeio para as Islas Ballestas dura meio turno. Já para a Reserva Nacional de Paracas, caso você vá com uma agência, também tem duração de meio turno. Sendo assim, o mínimo de tempo para se ficar em Paracas é um dia completo.

No entanto, caso você queira passear pelo centro da cidade e aproveitar também a estadia nos ótimos resorts da região, pode estender para dois dias. Mais do que isso não há necessidade.

reserva nacional de paracas peru

Onde ficar em Paracas

Eu fiquei hospedada no La Hacienda Bahia Paracas, um excelente resort em frente ao mar e com ótima estrutura. Além de piscinas, quadra esportiva e até museu, também tinha um píer próprio e era possível utilizar pranchas de stand up paddle e caiaque.

Outras excelentes opções de hospedagem em Paracas são o DoubleTree Resort by Hilton e o Hotel Paracas, a Luxury Collection Resort. Além disso, para quem tem estilo mochileiro e quer uma opção mais em conta, o Kokopelli Hostel Paracas tem bons preços para os quartos compartilhados.

la hacienda bahia paracas


O que fazer no Peru: Ica e Huacachina

Bem pertinho de Paracas, pouco mais de 1h de distância, fica Ica. A cidade – que é capital da província de mesmo nome – foi fundada pelos espanhóis em 1563 e, hoje, é o centro vinícola do Peru.

Mas o lugar mais interessante de lá é Huacachina, um verdadeiro oásis no meio do deserto. O vilarejo foi erguido ao redor de um lago natural, cercado por dezenas de palmeiras e outras árvores, além das imensas dunas. Se puder, aproveite para se hospedar pelo menos uma noite por lá para poder ter a experiência completa.

o que fazer no peru huacachina

Quantos dias em Ica

É recomendável ficar pelo menos um dia inteiro em Ica. No entanto, se tiver dois seria o ideal. Dessa forma, você pode aproveitar para se hospedar em Huacachina e curtir a vibe local. Existem vários passeios de buggies e caminhadas pelas dunas que você pode contratar.

Não deixe também de ver um pôr do sol por lá! É impressionante e uma experiência única!

o que fazer no peru huacachina

Onde ficar em Ica

Em Huacachina, recomendo que você fique no Hotel El Huacachinero ou no Ecocamp Huacachina, para uma experiência mais imersiva de “dormir no deserto”. Já o Desert Nights Hostel tem quartos mais simples e pode ser uma opção mais econômica.

Além disso, na cidade de Ica em si, mas próxima ao oásis, valem a pena o Hotel Curasi e o Hotel Boutique La Angostura.

desert nights hostel ica


O que fazer no Peru: Nasca

Seguindo ao Sul, temos Nasca e suas misteriosas linhas, que, na verdade, são grandes geoglifos feitos no solo do deserto. Para avistá-los, em sua maioria, apenas fazendo um passeio de avião para poder sobrevoá-los.

Sendo assim, fica a ressalva para quem costuma enjoar com facilidade: esse avião é bem pequeno. Cabem quatro passageiros, mais o piloto e o copiloto. E as curvas são muito intensas. Eu passei mal já na segunda volta e nem consegui ver mais nada direito, hehe.

Outra coisa a se dizer é que é bem importante fazer a reserva do voo antecipadamente. O passeio, por envolver um avião né, não é dos mais baratos. Mas com certeza será uma experiência única na sua vida.

CLIQUE AQUI para garantir a sua vaga num voo de 35 minutos sobre as Linhas de Nasca com translado nos hotéis da cidade.

São mais de 70 figuras humanas e animais, fora 10 mil linhas. Estudiosos calculam que elas tenham sido feitas entre 500 a.C. e 500 d.C., mas até hoje não existe uma certeza sobre a sua finalidade. O mais provável é que seja por motivo religioso, mas também há estudos sobre calendário astronômico e centro cerimonial.

linhas misteriosas de nasca

Quantos dias em Nasca

O passeio de avião sobrevoando as linhas de Nasca ocupam um turno apenas. Para o outro turno, há outros passeios que você pode optar fazer. Eu fiz um tour pelo sítio arqueológico Los Paredones, pelo Aqueduto de Cantalloc e também Cahuachi (o maior centro cerimonial feito de tijolos de barro do mundo).

Sendo assim, um dia inteiro em Nasca é o suficiente para conhecer os principais locais da cidade. Não deixe de fechar seus passeios com um guia, que é vital para poder entender melhor a história da cidade e de seus povos antigos.

aqueduto de cantalloc nasca

Onde ficar em Nasca

Eu fiquei hospedada no Hotel Casa Andina Standard Nasca. É uma ótima opção de preço intermediário e acomodações super confortáveis. A cama é excelente, e a hospedagem conta com piscina, Wi-Fi, café da manhã e caixa eletrônico internacional.

Outra opção de hotel bem localizado, entre a praça principal e também a rodoviária, é o DM Hoteles Nasca. Já para quem quer algo um pouco mais barato (consequentemente, mais simples), o La Maison de Lydia e o Nasca Travel One Hostel são alternativas. Ambos ficam no centro também.

casa andina standard nasca


O que fazer no Peru: Arequipa

Localizada a 2,3 mil metros de altitude e rodeada por três vulcões, Arequipa é a segunda maior cidade do Peru. Seu centro é lindo, cheio de história e de construções relevantes.

Aliás, o seu apelido de “Cidade Branca” vem do fato de que boa parte da cidade foi construída a partir de uma rocha vulcânica branca.

Por lá, não deixe de passar pela Plaza de Armas (e cuide com o tanto de pombo que tem por lá, hehehe!), pelo Monasterio de Santa Catalina, pela Casa del Moral, pelas várias igrejas e caminhar pelas ruas vendo as construções rebuscadas e barrocas. Se o seu negócio for aventura, agende um passeio pelos vulcões.

o que fazer no peru arequipa

Quantos dias em Arequipa

Caso você pretenda conhecer apenas o centro histórico, um dia é o suficiente para caminhar pela cidade e visitar as principais atrações. Já se for fazer os tours até os vulcões ou até mesmo até regiões de natureza próxima, aí você terá de reservar mais dias (no mínimo, um dia para cada tour que for realizar).

o que fazer no peru arequipa

Onde ficar em Arequipa

Eu fiquei hospedada no San Agustín Posada Del Monasterio durante a minha viagem. As diárias são a partir de R$ 250 (ou seja, super em conta) e fica a uma quadra de distância do Monasterio de Santa Catalina. A Plaza de Armas também fica a poucos metros. A estrutura é ótima, cama confortável e inclui café da manhã. O clima de construção antiga também é um diferencial à parte!

Além disso, recomendo hospedagens no Le Foyer Arequipa, Selina Arequipa e Katari Hotel at Plaza de Armas. Os três têm notas de muito bom a ótimo dadas pelos hóspedes e ficam a poucos metros do centro histórico.

san agustín posada del monasterio


O que fazer no Peru: Puno

Na fronteira com a Bolívia fica a cidade de Puno, o melhor ponto de partida para explorar o Lago Titicaca, que também tem o seu lado boliviano. Prepare o seu fôlego para enfrentar os mais de 3,8 mil metros de altitude.

Existem várias ilhas que podem ser visitadas, mas a dos Uros é a mais famosa e mais próxima de Puno. A comunidade local segue o estilo de vida tradicional de antepassados, baseado na pesca, agricultura, na tecelagem e agora também no turismo.

Você vai precisar de um serviço de agência turística para visitar as ilhas. E um dos passeios mais completos pela região é operado pela Peru Selected Trips e passa pela Ilha de Uros e pela Ilha de Taquile. É um passeio de dia inteiro, dura de 9 a 10 horas e conta com translado nos hotéis (no centro de Puno) e guia em inglês ou espanhol. Faça a sua reserva AQUI!

lago titicaca puno

Ao viajar para fora do Brasil, não deixe de contratar o seu seguro viagem. Além de proteger você em qualquer problema de saúde, ele também te dá indenizações e te ajuda com as companhias aéreas. No caso de voo cancelado, bagagem extraviada e por aí vai! Sendo assim, eu sempre uso e recomendo o Seguros Promo, que tem os melhores preços (às vezes até menos de R$ 10 por dia!).

Seguro Viagem:
América do Sul
MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 15.000
Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 20.000
Bagagem extraviada USD 1.250
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quantos dias em Puno

Há mais o que se fazer em Puno além apenas do Lago Titicaca. Mas se você quiser focar apenas na atração mais famosa, um dia só é o suficiente por lá. Agora, caso pretenda ir mais afundo na cultura e explorar as igrejas, museus, mirantes e eventos no centro histórico, separe dois dias para Puno.

lago titicaca puno

Onde ficar em Puno

Uma experiência única de hospedagem em Puno é ficar em meio ao Lago Titicaca, seja nos alojamentos dos Uros ou em locais mais luxuosos, como o Dora Titicaca Lodge e o KAY PACHA LODGE.

Já em termos de localização, ficar no centro histórico não tem erro. Por isso, foque em uma das seguintes opções: Sol Plaza Hotel, Casona Plaza Hotel Puno, Hotel Hacienda Plaza de Armas e Tierra Viva Puno Plaza. Todos são super confortáveis, têm preços justos e boas avaliações.

dora titicaca lodge


O que fazer no Peru: Cusco

Chegando à terra dos Incas, Cusco é a base de todo viajante que quer ir para Machu Picchu. Dedique alguns dias para se encantar por essa cidade, sentar na Plaza de Armas sem compromisso de tempo para observar a vida local, se delicie com a gastronomia local e vá aos vários museus – seja os religiosos, os de arte ou os de arqueologia.

Para conhecer as atrações, não deixe de comprar o boleto turístico. Sem ele, você pagará muito mais caro para visitar os lugares.

plaza de armas cusco

Quantos dias em Cusco

Reserve, pelo menos, três dias em Cusco para conhecer a cidade em si e as áreas arqueológicas próximas, como Sacsayhuamán, Qenqo, Puca Pucará e Tambomachay. Caso você for até o Vale Sagrado em um passeio de um dia (ou seja, não for pernoitar na região), adicione mais uma noite em Cusco.

Para Machu Picchu, eu recomendo fortemente dormir em Águas Calientes (explicarei mais no próximo tópico).

plaza de armas cusco

Onde ficar em Cuzco

Por ser uma cidade extremamente turística, há uma vasta gama de bons hotéis e pousadas no centro histórico – a melhor localização possível. Eu fiquei no Hotel Casa Andina Standard Cusco Koricancha na minha viagem. As diárias são a partir de R$ 280 e é possível fazer tudo a pé a partir de lá. O quarto é bem confortável, e o café da manhã é super bom.

Se você gosta de hotéis em construções históricas e a imersão de uma hospedagem na arquitetura clássica, opte pelo Ramada by Wyndham Costa Del Sol, pelo Novotel Cusco ou pelo Hotel Monasterio San Pedro.

Já se você precisa economizar e quer um local para ficar bem barato, o Ukukus Hostel e o Quechua Hostal Recoleta ficam próximos ao centro e têm boas avaliações.

casa andina cusco koricancha

Passagem aérea para Cusco

Como Machu Picchu é um dos destinos mais procurados pelos turistas no Peru, muitos decidem pegar um voo direto até Cusco. Sendo assim, essa também é uma opção para a sua viagem, caso não queira passar por Lima.

Assim como expliquei no tópico de passagem aérea para Lima, a plataforma que sempre uso para encontrar os melhores preços é o Vai de Promo. Além de ter várias promoções de até 35% de desconto, também permite ao viajante comparar os preços em todas as companhias aéreas que operam aquele trecho.


O que fazer no Peru: Machu Picchu

Nos arredores de Cusco, existem três regiões maravilhosas para viajar. A principal delas, óbvio, é Machu Picchu. Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a “Cidade Perdida dos Incas” só foi descoberta em 1911 pela expedição comandada por um arqueólogo e professor norte-americano.

Há alguns anos, as regras de visitação ficaram mais rígidas com o objetivo de preservar essa zona arqueológica. Dentre elas está a obrigatoriedade de guia, horário marcado, limite de tempo para visitação e proibição de reingresso (a menos que você tenha um novo ingresso e um novo horário marcado).

Se tiver tempo, não deixe de fazer a trilha da montanha Wayna Picchu. A vista lá de cima é surreal!

machu picchu peru

Quantos dias em Machu Picchu

Se você tiver um orçamento um pouco mais largo, vale a pena ir dois dias em Machu Picchu, para poder ver as coisas com mais calma. E também, claro, fazer a trilha de Wayna Picchu, como falei no tópico anterior. Foi o que fiz na minha viagem e foi a melhor decisão de todas!

machu picchu peru

Onde ficar em Machu Picchu

O melhor é se hospedar em Águas Calientes, de onde partem as vans que sobem a montanha até o início do parque. Eu fiquei no Hotel El MaPi by Inkaterra. A diária inclui o café da manhã e também o jantar. A comida é excelente, assim como toda a estrutura do hotel.

Já o Belmond Sanctuary Lodge é o hotel mais chique que você vai encontrar em Machu Picchu. Isso porque ele fica literalmente AO LADO da entrada do parque, com vista para Wayna Picchu e as ruínas. A experiência, obviamente, é única! Se você tiver dinheiro para investir na sua viagem, escolha ele.

Além disso, opções mais baratas ficam por conta do Susanna Inn Machu Picchu Hotel, em frente ao rio, o Mantu Boutique, um dos melhores custo-benefício da região, e o Jaya Suite Machupicchu.

hotel el mapi by inkaterra


O que fazer no Peru: Vale Sagrado

O Vale Sagrado, por sua vez, é formado por várias cidades e distritos, como Pisac, Moray, Ollantaytambo e Maras. São várias zonas arqueológicas que ajudam a explicar a história do Império Inca.

Por isso, não deixe de contratar um guia para te acompanhar nesse passeio. Ter as explicações sobre os lugares é fundamental. Cada uma dessas cidades e localidades tinha uma função diferente na era Inca, de segurança a agricultura e religião.

Ollantaytambo vale sagrado

Quantos dias no Vale Sagrado

Dedique pelo menos dois dias para poder conhecer a região, passando por todas as cidades citadas no tópico anterior e parando com calma em cada uma delas. No entanto, há vários tours de um dia inteiro saindo de Cusco e que ficam cerca de 1h a 2h em cada localidade.

o que fazer no peru

Onde ficar no Vale Sagrado

Ollantaytambo e Urubamba são as localidades com a maior gama de boas opções de hospedagem. Como são regiões pequenas e você irá fazer os passeios, não faz muita diferença em qual dos dois você irá se hospedar.

Por isso, as recomendações do Arruma Essa Mala são: Tierra Viva Valle Sagrado Hotel, Taypikala Deluxe Valle Sagrado e Sonesta Posadas del Inca Yucay. Todos têm avaliações acima de 9,0 por parte dos hóspedes, café da manhã e acomodações confortáveis.

Dentre os locais mais baratos (menos de R$ 100 a diária), aposte no Wolf Totem Boho-Chic Backpacker, em Pisac, Inka Khawarina Tambo Lodge e Hostal Valle Inca, ambos em Ollantaytambo.

hospedagem no vale sagrado


O que fazer no Peru: Cerro Colorado Vinicunca

E o 10º lugar que eu acho imperdível de conhecer no Peru é o Cerro Colorado Vinicunca – que também é chamado de vários outros nomes, como Montanha de Sete Cores, Montanha Arco-Íris e Montanha Colorida.

Esse lugar se tornou muito popular nos últimos anos, mas é importante destacar que a trilha não é nada fácil. Não pela distância em si, que é de 5km, mas porque você estará a 5,2 mil metros de altitude.

Mas eu tenho certeza que esse visual compensa a caminhada e o esforço, né? A montanha fica no povoado de Pitumarca, a cerca de 4 horas de distância de Cusco.

o que fazer no peru

Quantos dias para o Cerro Colorado Vinicunca e onde ficar

Esse é um passeio que pode ser feito bate a volta a partir de Cusco, mas é preciso acordar bem cedo. Caso você queira ficar hospedado mais próximo ao início da trilha, pode optar pelo Hostal Inca, pela Casona Checacupe ou ainda por um dos chalés da Casa Chillitupa.

A trilha em si é feita em um dia só e não é necessário mais do que isso – a menos que você queira conhecer outras montanhas das proximidades. Não esqueça de contratar um guia para te auxiliar!

E aí, você já conhecia todos esses 10 lugares incríveis no Peru? Quais você já visitou ou tem vontade de viajar? Me conta nos comentários!

o que fazer no peru

GOSTOU DAS DICAS? Então não esquece de conferir as outras mídias do Arruma Essa Mala e aproveitar os cupons de desconto 🙂
instagram.com/jehhhmello
youtube.com/arrumaessamala
facebook.com/arrumaessamala

VAI VIAJAR?

Aproveite os links do Arruma Essa Mala. Você não paga nada por isso (muito pelo contrário, em alguns até ganha descontinhos!) e ainda ajuda o blog e o canal a seguirem produzindo conteúdo legal e gratuito 😁

🛌 Hospedagem: Booking e El Quarto (3% de desconto)
🛬 Passagens aéreas: Vai de Promo
👜 Seguro viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem (10% de desconto)
🚗 Aluguel de carro: Rent Cars
📱 Chip internacional: Holafly (5% de desconto com o código ARRUMAESSAMALA)
🎫 Ingressos e passeios turísticos: Get Your Guide e Civitatis
💵 Dinheiro no exterior: Wise e Nomad (2% de cashback usando o código ARRUMAESSAMALA20)
🚉 Passagem de trem na Europa: Omio
🙅‍♀️ Voluntariado: Worldpackers (US$ 10 de desconto com o código ARRUMAESSAMALAWP)
🧳 Aluguel de malas: GetMalas

Deixe um comentário

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Últimos posts

Siga o Arruma essa Mala

Vídeo da semana

Pesquisar

Pesquisar

Reserve

 

Quem sou eu...

Olá! Eu sou a Jessica. Jornalista, vegetariana e uma apaixonada por fotos e viagens. Por isso, criei o Arruma Essa Mala, para compartilhar tudo isso com vocês :)

Receba as novidades: